Reverse Grafitti – Street Art

Os grafittis são possivelmente a arte de rua mais antiga. Mas se uns usam os sprays para fazer verdadeiras obras de arte, infelizmente outros são tão pobres de espírito que apenas sujam paredes com disparates, nomes e asneiras. Esses bem que podiam aderir ao Reverse Grafitti, que era mais fácil remover.

Em vez de pintarem e acrescentarem químicos às paredes, estes artistas fazem exactamente o oposto, retiram a sujidade existente das bases de suporte para criarem as suas obras de arte. A ideia surgiu com o inglês Moose que iniciou esta arte enquanto lavava pratos. Dos pratos para as ruas foi um salto, e hoje é dos maiores publicitários usando a sua arte para publicitar grandes marcas. Mas a peça de maior destaque foi feita em S. Paulo por Alexandre Orion que “limpou” uma extensão enorme de um túnel e filmou todo o processo.

A ideia parece-me fantástica e bem mais ambientalista. Para além dos smiles, do “lava-me porco” e outras mensagens nos carros festivaleiros, não conheço nenhuma obra de reverse grafitti em Portugal, mas terei todo o gosto em saber se existe por cá e onde.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s